sábado, maio 7

NESTE CHÃO TUDO DÁ - Semeando idéias e colhendo conhecimento. Ernst Gotsch

Do documentário, NESTE CHÃO TUDO DÁ – Semeando idéias e colhendo conhecimento (Brasil, 2008, 22 min - Direção: Felipe Pasini); de meados de 2007, que fala da produção de alimentos aliada à sustentabilidade da fauna e flora local, a inclusão social do camponês, a variedade de espécies vegetais sem o uso de defensivos ou adubos químicos, chamada de policultura da agrofloresta, pesquisada e colocada em prática pelo pesquisador e agricultor suíço Ernst Gotsch.

“As coisas não são para se fazer, estão sendo feitas. Então não tem mal, tudo é certo, tudo é bom, só que você tem que tentar se inserir no sistema. Você não pode fazer as leis, as leis são dadas. Quando um elemento se comporta de forma desarmonioza em relação ao macroorganismo cujo parte ele é, ele causa modificações dentro deste macroorganismo, que fazem com que a presença dele, do desarmonioso, chegue a ser inoportuna, isto é o homem moderno. A presença dele no planeta está inoportuna da forma como ele se comporta.”

“A humanidade moderna, ela aplica quase em sua integridade, os princípios de concorrência e competição fria. Então concorrência e competição fria não te permite plantar as coisas juntas. Por que as pessoas não imaginam que alguém, que as plantas, possam ser diferentes delas.”

A policultura da agrofloresta vai totalmente contra os modos de plantio e cultivo mais utilizados hoje em dia. Seu princípio é imitar os processos de sucessão natural das espécies que acontece na floresta, conseguindo assim que varias espécies sejam produzidas em uma mesma área, inclusive no sertão, como mostra o documentário. “Combinando culturas agrícolas e florestais, trazendo benefícios para o ecosistema e o produtor”.



A técnica também serve para regeneração de áreas, com um método de plantio e manejo sistematico de recuperação de solo e vegetação, em longo prazo. Mas além disso, o documentário mostra uma nova maneira de interpretar e viver a vida no campo, aonde o agricultor aprende a reestruturar a mata de maneira produtiva, dela tirando sua renda e inclusive alimentação própria. Traz a valorização do homem do campo, assim como procura mesclar, com as crianças, ensino e prática. Aonde a floresta alimenta e ensina.

Genial.

Agradecimentos a (Link para downlaod): DOCVERDADE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário