quarta-feira, maio 11

Brasil Food Trends 2020


A Brasil Food Trends 2020 (Pesquisa Nacional da FIESP e IBOPE sobre o perfil do consumidor de alimentos no Brasil), realizada em diversos estados em maio de 2010, com homens e mulheres entre faixa etária de 25 a 60 anos, de classes A/B/C, com foco em alimentos industrializados, tem objetivo de avaliar o grau de aderência da sociedade brasileira às tendências internacionais* sobre o consumo de alimentos podendo prover informações estretégicas a respeito do comportamento do consumidor especialmente as micro e pequenas empresas. A Pesquisa faz também uma previsões do consumo futuro de alimentos industrializados no Brasil.
Abaixo uma tabela que demostra alguns dos conceitos adotados na pesquisa, o percentual de escolha e as preferências do consumidor em questão:


Item de pesquisa
Preferências do consumidor
Perfil do consumidor
Porcentagem
Sustentabilidade e Ética/ Saudabilidade e Bem-estar
- Preferência ao alimento industrializado se souber que o fabricante protege o meio ambiente ou tem projetos sociais.
- Preferência por alimentos mais saudáveis mesmo que estes sejam mais caros.
 - A procura pela qualidade de vida revela-se, nessa tendência, como um ideal mais amplo, que inclui a sociedade e o meio ambiente.
- Priorizam alimentos que tragam benefícios adicionais à saúde, selos de qualidade, informações sobre origem dos alimentos, projetos de proteção ao meio ambiente e projetos sociais.










                  21%
Sensorialidade e Prazer
- Entre o alimentos que mais gostosos e mais saudáveis, tem preferência pelo mais gostoso.
- Consumidores consideram importante que a comida seja gostosa e atraente ao paladar;
- Valorizam estes aspectos têm um estilo mais impulsivo na hora de comer, sendo guiados, sobretudo, pelo prazer sem culpa





                 23%
Conveniência e Praticidade
- Tempo disponível do consumidor para preparo de refeições em residência
- Os consumidores desse grupo levam uma vida corrida, trabalham em tempo integral e dispõem de pouco tempo para cuidar da casa, dos filhos e da alimentação da família;
- Se mostram dispostos a aumentar o consumo de alimentos industrializados se os preços forem mais acessíveis;
- Confiam na qualidade dos produtos industrializados.








                34%
(maior grupo atitudinal)
Confiabilidade e Qualidade
- Preferência por empresas, marcas, tipos de produtos e estabelecimentos comerciais.
- Consideração de marca ou empresa na hora de escolha.
- Disposição em pagar mais por um produto em que detecta qualidade;
- Consumidores fiéis, seja por empresas, marcas, tipos de produtos, seja por estabelecimentos comerciais;



 
                 23%

Fonte: Brasil Food Trends 2020. (www.brasilfoodtrends.com.br). 
Adaptado por: Adur, 2011.

O primeiro item, Sustentabilidade e Ètica/Saudabilidade e Bem-estar, são tendências interligadas no Brasil, e com forte potencial de crescimento, segundo a pesquisa. Das quatro tendências descritas do Brasil, três são também do mercado mundial:  Conveniência e Praticidade, Confiabilidade e Qualidade , e Sensoriabilidade e Prazer.
A pesquisa ainda aborda questões como o conhecimento do consumidor acerca dos termos: selo de qualidade (63% afirmaram conhecer), orgâncos (50% afirmaram conhecer), sustentabilidade/sustentável (27% afimaram conhecer), funcionais (30% afirmaram ter conhecimento), e rastreabilidade (14% afimaram conhecer), entre outros.
Dá destaque a “intenção de pagar mais por alimentos produzidos de através de práticas sustentáveis”, aonde 29% dos consumidores afirmaram que “Com certeza pagaria mais”, 51 % afirmou que “talvez pagasse mais, dependendo do produto”.
Em relação à crença de que os alimentos funcionais podem trazer benefícios a saúde, 33% dos consumidores diz “acreditar totalmente”, e 14% afirmam “não acreditar”, dentro deste último percentual, a pesquisa adiciona que 22% (maior percentual) destes consumidores são da classe D/E. 

Dados como estes tornam possível que se traçe um perfil do consumidor brasileiro em relação  ao consumo de alimentos industrializados, assim como conhecimento dos mesmos em relação a termos que estão recentemente sendo mais discutidos quando se trata de alimentação como sustentabilidade, orgânicos, entre outros. 
Mesmo com abordagens em relação a sustentabilidade, rastreabilidade de produção dos alimentos, a tendência continua sendo o consumo rápido (fast food), e os alimentos industrializados ganham características sustentáveis, mas não se pode esquecer que ainda assim, são produzidos por um sistema baseado em leis da indústria, e estes devem ser consumidos em pequena quantidade (já que hoje em dia é praticamente impossível excluir o consumo de alimentos industrializados da população brasileira) se existe a procura pelo consumidor de manter uma alimentação saudável e limpa no sentido de danos ao meio ambiente e a cultura alimentar. 

* "Considerando que os estudos foram realizados em mercados com os quais o Brasil mantém importante intercâmbio comercial e cultural, partiu-se da premissa que essas tendências
já chegaram ou chegarão ao Brasil". (Brasil Food Trends 2020).

Para mais informações acesse: Brasil Food Trends 2020.



 

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