A Brasil Food Trends 2020 (Pesquisa Nacional da FIESP e IBOPE sobre o perfil do consumidor de alimentos no Brasil), realizada em diversos estados em maio de 2010, com homens e mulheres entre faixa etária de 25 a 60 anos, de classes A/B/C, com foco em alimentos industrializados, tem objetivo de avaliar o grau de aderência da sociedade brasileira às tendências internacionais* sobre o consumo de alimentos podendo prover informações estretégicas a respeito do comportamento do consumidor especialmente as micro e pequenas empresas. A Pesquisa faz também uma previsões do consumo futuro de alimentos industrializados no Brasil.
Abaixo uma tabela que demostra alguns dos conceitos adotados na pesquisa, o percentual de escolha e as preferências do consumidor em questão:
Item de pesquisa | Preferências do consumidor | Perfil do consumidor | Porcentagem |
Sustentabilidade e Ética/ Saudabilidade e Bem-estar | - Preferência ao alimento industrializado se souber que o fabricante protege o meio ambiente ou tem projetos sociais. - Preferência por alimentos mais saudáveis mesmo que estes sejam mais caros. | - A procura pela qualidade de vida revela-se, nessa tendência, como um ideal mais amplo, que inclui a sociedade e o meio ambiente. - Priorizam alimentos que tragam benefícios adicionais à saúde, selos de qualidade, informações sobre origem dos alimentos, projetos de proteção ao meio ambiente e projetos sociais. | 21% |
Sensorialidade e Prazer | - Entre o alimentos que mais gostosos e mais saudáveis, tem preferência pelo mais gostoso. | - Consumidores consideram importante que a comida seja gostosa e atraente ao paladar; - Valorizam estes aspectos têm um estilo mais impulsivo na hora de comer, sendo guiados, sobretudo, pelo prazer sem culpa | 23% |
Conveniência e Praticidade | - Tempo disponível do consumidor para preparo de refeições em residência | - Os consumidores desse grupo levam uma vida corrida, trabalham em tempo integral e dispõem de pouco tempo para cuidar da casa, dos filhos e da alimentação da família; - Se mostram dispostos a aumentar o consumo de alimentos industrializados se os preços forem mais acessíveis; - Confiam na qualidade dos produtos industrializados. | 34% (maior grupo atitudinal) |
Confiabilidade e Qualidade | - Preferência por empresas, marcas, tipos de produtos e estabelecimentos comerciais. - Consideração de marca ou empresa na hora de escolha. | - Disposição em pagar mais por um produto em que detecta qualidade; - Consumidores fiéis, seja por empresas, marcas, tipos de produtos, seja por estabelecimentos comerciais; | 23% |
Adaptado por: Adur, 2011.
O primeiro item, Sustentabilidade e Ètica/Saudabilidade e Bem-estar, são tendências interligadas no Brasil, e com forte potencial de crescimento, segundo a pesquisa. Das quatro tendências descritas do Brasil, três são também do mercado mundial: Conveniência e Praticidade, Confiabilidade e Qualidade , e Sensoriabilidade e Prazer.
A pesquisa ainda aborda questões como o conhecimento do consumidor acerca dos termos: selo de qualidade (63% afirmaram conhecer), orgâncos (50% afirmaram conhecer), sustentabilidade/sustentável (27% afimaram conhecer), funcionais (30% afirmaram ter conhecimento), e rastreabilidade (14% afimaram conhecer), entre outros.
Dá destaque a “intenção de pagar mais por alimentos produzidos de através de práticas sustentáveis”, aonde 29% dos consumidores afirmaram que “Com certeza pagaria mais”, 51 % afirmou que “talvez pagasse mais, dependendo do produto”.
Em relação à crença de que os alimentos funcionais podem trazer benefícios a saúde, 33% dos consumidores diz “acreditar totalmente”, e 14% afirmam “não acreditar”, dentro deste último percentual, a pesquisa adiciona que 22% (maior percentual) destes consumidores são da classe D/E.
Dados como estes tornam possível que se traçe um perfil do consumidor brasileiro em relação ao consumo de alimentos industrializados, assim como conhecimento dos mesmos em relação a termos que estão recentemente sendo mais discutidos quando se trata de alimentação como sustentabilidade, orgânicos, entre outros.
Mesmo com abordagens em relação a sustentabilidade, rastreabilidade de produção dos alimentos, a tendência continua sendo o consumo rápido (fast food), e os alimentos industrializados ganham características sustentáveis, mas não se pode esquecer que ainda assim, são produzidos por um sistema baseado em leis da indústria, e estes devem ser consumidos em pequena quantidade (já que hoje em dia é praticamente impossível excluir o consumo de alimentos industrializados da população brasileira) se existe a procura pelo consumidor de manter uma alimentação saudável e limpa no sentido de danos ao meio ambiente e a cultura alimentar.
* "Considerando que os estudos foram realizados em mercados com os quais o Brasil mantém importante intercâmbio comercial e cultural, partiu-se da premissa que essas tendências
já chegaram ou chegarão ao Brasil". (Brasil Food Trends 2020).
Para mais informações acesse: Brasil Food Trends 2020.
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